ABDI e IEBT Innovation lançam terceira edição do Programa Startup Indústria para impulsionar inovação e competitividade no setor produtivo brasileiro

Empresas inovadoras e do setor produtivo terão a oportunidade de concorrer a R$ 700 mil em prêmios, sendo selecionados dez projetos vencedores que receberão R$ 70 mil cada para a execução de suas iniciativas de inovação. Podem participar do programa empresas do setor produtivo com pelo menos uma unidade produtiva ou sede no Brasil, de qualquer setor e porte, assim como startups, spin-offs acadêmicas, spin-offs corporativas e demais empresas inovadoras com mais de seis meses de existência.
Nas edições anteriores, o Programa Startup Indústria impactou mais de 40 indústrias e empresas, resultando em mais de 85 projetos e beneficiando diretamente mais de 7 mil pessoas. O programa é estruturado em cinco fases: inscrição, seleção de projetos, contratação e formalização, execução dos projetos e elaboração de estudos de casos.
A iniciativa visa conectar startups a empresas do setor produtivo, incentivando a criação de protótipos e soluções, além de capacitar e sensibilizar sobre a importância das conexões para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil. Entre os benefícios imediatos está a oportunidade de testar soluções sem custo e aplicar inovações diretamente no chão de fábrica.
De acordo com Isabela Gaya, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, a agência desempenha um papel fundamental na difusão e fomento da adoção de tecnologias na indústria. A ABDI atua em diversos projetos para promover a transformação digital, a inovação e a adoção e difusão de tecnologias visando maior produtividade, competitividade, sustentabilidade e eficiência na indústria.