DestaqueDiário do Rio

Vereadora Luciana Boiteux entrega Medalha Pedro Ernesto aos juristas Geraldo Prado e Juarez Tavares em evento acadêmico na UFRJ.




Artigo Jornalístico

Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Na próxima quinta-feira (11/07), às 16h, dois renomados juristas brasileiros serão agraciados com a Medalha Pedro Ernesto, a maior condecoração da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Geraldo Prado, estudioso do Processo Penal, e Juarez Tavares, referência em Direito Penal crítico, receberão a honraria no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, em evento organizado pela vereadora Luciana Boiteux (Psol), que também é professora de Direito Penal na instituição. A entrega das medalhas será realizada durante a 2ª Semana Jurídica de Ciências Criminais, que contará com palestras dos homenageados.

Juarez Tavares, subprocurador-geral da República aposentado e jurista de renome internacional, é autor de diversas obras fundamentais para a compreensão das ciências criminais. Entre seus livros mais conhecidos estão “Direito penal da negligência”, “Teoria do Injusto Penal” e “Fundamentos de Teoria do Delito”. Atualmente, é professor titular da Uerj e de outras universidades renomadas ao redor do mundo.

Com uma carreira de quase 40 anos, Geraldo Prado tem uma trajetória marcada por atuações como promotor de justiça, juiz de direito e desembargador. Além de sua vasta experiência acadêmica, Prado também contribuiu como magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e promotor de justiça do Ministério Público. Sua obra inclui títulos como “A cadeia de custódia da prova no processo penal” e “Estudos jurídicos”.

O evento ocorrerá no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito, localizado na Rua Moncorvo Filho, n° 8, no Centro do Rio. Esta é uma oportunidade única para estudantes e profissionais do Direito prestigiarem dois dos maiores nomes da área em uma cerimônia especial de reconhecimento ao trabalho e dedicação desses juristas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo