Subcomissão destaca desafios da Educação de Jovens e Adultos e cobra políticas públicas eficientes para garantir direitos educacionais
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Senadores e especialistas discutem desafios da Educação de Jovens e Adultos
No dia 10 de novembro, a Subcomissão Permanente para Acompanhar as Políticas de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) reuniu senadores e especialistas para abordar os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Dentre os principais problemas destacados estão o baixo financiamento, a governança fragmentada e a oferta insuficiente em relação à demanda. Durante o encontro, foi ressaltada a urgência da aprovação e implementação de políticas públicas eficazes para a EJA, a fim de garantir direitos educacionais para todos.
A EJA é uma modalidade de ensino fundamental e médio, presente tanto na rede pública quanto na privada, anteriormente conhecida como supletivo. Seu público-alvo são jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não completaram a educação básica, com cursos também disponíveis online.
A presidente da subcomissão, senadora Janaína Farias (PT-CE), destacou a dívida histórica do Brasil com essa parcela da população e a necessidade de políticas públicas mais sólidas e estratégicas.
Em sua fala, a representante da UNESCO, Wagner Santana, ressaltou que cerca de 750 milhões de pessoas no mundo ainda são analfabetas, com destaque para mulheres, idosos, comunidades rurais e grupos étnico-raciais marginalizados. Santana enfatizou a importância de investimentos e governança adequada na EJA para combater as desigualdades sociais.
Para Débora Cristina Jeffrey, da UNICAMP, é essencial priorizar a EJA nas agendas educacionais estaduais e municipais, visando a superação das desigualdades educacionais e raciais no país.
A Líder do Grupo de Pesquisa EJAPOD da UFBA, Gilvanice Barbosa da Silva Musial, alertou para o fechamento de escolas de EJA e a falta de estratégias para garantir acesso e permanência na educação para jovens e adultos.
O especialista em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas pela UFMG, Analise de Jesus da Silva, destacou a urgência de políticas públicas eficazes e imediatas para a EJA.
Na mesma sessão, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita vice-presidente da subcomissão, ressaltando a importância de aprofundar o debate sobre a EJA.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)