DestaqueSenado Federal

Senado homenageia personalidades por contribuições aos direitos humanos em sessão especial no Plenário.






Sessão de Homenagem no Senado

Na tarde desta quarta-feira (10), o Plenário do Senado foi palco de uma sessão solene em homenagem e entrega da Comenda Dom Hélder Câmara. Esta premiação é destinada a personalidades e instituições que se destacaram na promoção dos direitos humanos no Brasil.

Os agraciados com a comenda foram:

– O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, reconhecido por sua atuação na elaboração de legislações importantes, como o Estatuto da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

– O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida Almeida, fundador do Instituto Luiz Gama, que se destaca por suas ações sociais focadas em questões étnico-raciais e de minorias.

– O Professor Antônio Augusto Cançado Trindade (in memoriam), renomado jurista na área do Direito Internacional e dos Direitos Humanos, com carreira como juiz em tribunais internacionais.

– O analista Rafael Régis Azevedo, que se dedica às causas das doenças raras, impactando positivamente a vida de muitas pessoas.

– E por último, o Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC / Recife-PE), uma entidade sem fins lucrativos que preserva e dissemina o legado do homenageado Dom Hélder Câmara.

Durante a cerimônia, o senador Paulo Paim ressaltou os desafios ainda existentes no Brasil em relação aos direitos humanos e a importância de ações nesse sentido.

– Procurei estar na mesma toada com a população. Sempre é bom se colocar no lugar do outro e sentir as suas dores, as suas perdas, as suas preocupações. Entender os sentimentos e as emoções como se estivéssemos vivenciando a mesma situação. Assim pensava e agia Dom Hélder Câmara – disse ele.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), que presidiu a sessão, destacou a relevância da premiação:

— Dom Hélder é conhecido como o Dom da Paz, porque a sua firmeza, as suas convicções fortes, as suas posições nunca deixaram de lado a perspectiva do afeto, do amor e da paz. Por isso, a Comenda Dom Hélder Câmara foi uma iniciativa generosa e acertada do Senado — finalizou.

Dom Hélder Câmara

Bispo católico e uma figura importante na defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil, Dom Hélder foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Destacou-se como arcebispo de Olinda e Recife, promovendo uma igreja engajada com os mais vulneráveis. Após sua aposentadoria, viveu em Recife até seu falecimento em 1999, aos 90 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo