DestaqueSenado Federal

Senado aprova indicação de Rosimar Suzano como embaixadora do Brasil na Estônia, país referência em tecnologia e e-gov.




Aprovação de nova embaixadora do Brasil na Estônia

Na tarde desta quarta-feira (10), o Senado Federal aprovou, com 42 votos favoráveis e apenas um contrário, a indicação da diplomata Rosimar da Silva Suzano para assumir o cargo de embaixadora do Brasil na Estônia. A mensagem (MSF 21/2024) com a aprovação será agora encaminhada à presidência da República.

A indicação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi relatada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), a senadora destacou a importância do país europeu no cenário mundial, principalmente em relação à informatização e pioneirismo digital, com destaque para o conceito de governo eletrônico, conhecido como e-gov.

De acordo com a relatora, a cooperação em tecnologias da informação e comunicação com a Estônia é promissora, sendo o país líder no uso de e-gov, com serviços públicos e administrativos disponíveis em plataformas virtuais. Além disso, a Estônia foi pioneira no uso da internet para eleições, implementando o voto online, uma prática segura e eficiente.

A diplomata Rosimar Suzano ressaltou que o sucesso da Estônia nesse setor se deve aos investimentos em tecnologia da informação, com o país dedicando 1% do seu PIB para o financiamento do setor de TI e priorizando o ensino de computação nas escolas, resultando em 99% dos serviços públicos sendo acessados online.

Com formação em ciências sociais pela UERJ e mestrado em diplomacia pela Escola de Londres de Economia e Ciências Políticas, Rosimar Suzano possui uma extensa carreira diplomática, com passagens importantes por Londres e Mumbai.

Estônia

Situada no leste europeu e fazendo fronteira com a Rússia, a Estônia é membro da Otan e da União Europeia. Atualmente, apenas um acordo bilateral na área de turismo está em vigor entre o Brasil e a Estônia.

Em 2023, as exportações brasileiras para a Estônia alcançaram US$ 64,7 milhões, enquanto as importações totalizaram US$ 61,7 milhões, registrando o primeiro superávit comercial após anos de déficit. Os principais produtos exportados foram café torrado, minérios concentrados e ferro-gusa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo