
Quem é Pablo Marçal
Empresário e influenciador, Pablo Marçal é uma figura polêmica que está prestes a concorrer pela segunda vez a um cargo público. Em 2022, ele tentou a corrida pela Presidência da República pelo partido Pros, porém teve sua candidatura cancelada e viu o partido apoiar o presidente Lula (PT). Sem desistir da vida política, Marçal então decidiu concorrer a deputado federal por São Paulo, conquistando expressivos 243 mil votos, mas teve seu registro negado pela Justiça Eleitoral.
Anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PRTB no final de maio, Marçal tem sido objeto de atenção e críticas da opinião pública desde então. Ele já teve reuniões com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, ainda que tenha negado solicitar seu apoio. Além disso, protagonizou um embate no Congresso com o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), seu concorrente direto na corrida pela prefeitura paulista.
Nas últimas pesquisas eleitorais, Pablo Marçal figura empatado em 3º lugar, de acordo com o levantamento mais recente do Datafolha, divulgado em 8 de junho. Com uma marca de 10%, ele está tecnicamente empatado com José Luiz Datena (PSDB), que tem 11%, Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Rede), com 5%. Lideram a pesquisa o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Boulos (PSOL), com 23%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Próximas sabatinas
O UOL e o jornal Folha de S.Paulo estão promovendo sabatinas com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Na sexta-feira (12), às 10h, é a vez do deputado Guilherme Boulos (PSOL) ser sabatinado. No dia 15, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição, participará da sabatina também às 10h. Já no dia 16, José Luiz Datena (PSDB) será o entrevistado, também às 10h.