DestaqueUOL

Neuralink retoma instalação de implantes cerebrais em humanos, prometendo “superpoderes” e comunicação direta com computadores.




Neuralink retoma implantes cerebrais em humanos, anunciou Elon Musk

Neuralink retoma implantação de implantes cerebrais em humanos, anuncia Elon Musk

O magnata americano Elon Musk revelou que sua empresa de neurotecnologia, Neuralink, retomará a instalação de implantes cerebrais em seres humanos após resolver um problema que afetou a capacidade do primeiro paciente de controlar um computador com o pensamento. O anúncio foi feito durante uma conferência transmitida na rede social X.

A Neuralink, co-fundada por Musk em 2016, tem como objetivo desenvolver um canal de comunicação direta entre o cérebro e os computadores. Inicialmente, a tecnologia visa devolver a autonomia a pessoas com necessidades médicas, especialmente aqueles com tetraplegia.

O dispositivo desenvolvido pela Neuralink, do tamanho de cinco moedas empilhadas, é inserido no cérebro por meio de cirurgia invasiva e permite o controle de dispositivos com a mente, prometendo “libertar o potencial humano” no futuro.

O primeiro paciente, Noland Arbaugh, de 29 anos e tetraplégico devido a um acidente de mergulho, recebeu o primeiro implante cerebral em janeiro. Em março, a empresa divulgou um vídeo mostrando Noland jogando xadrez online usando sua mente, porém sem mencionar que alguns cabos revestidos de eletrodos haviam se retraído após a operação, temporariamente prejudicando sua capacidade de controlar o cursor da tela.

A Neuralink informou que resolveu o problema em maio, melhorando o algoritmo para torná-lo mais sensível aos sinais neurais. Agora, a empresa continua avançando, implantando cabos em maior profundidade no cérebro para melhorar as capacidades dos pacientes, visando um futuro onde possam devolver a mobilidade aos paralisados com um segundo implante na medula espinhal.

Elon Musk reafirmou que a tecnologia da Neuralink dará “superpoderes” aos humanos, aumentando a largura de banda da conexão entre o cérebro e o computador para facilitar a comunicação com a inteligência artificial. Em maio de 2023, a empresa recebeu autorização da FDA para testes clínicos de seu implante.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo