Ministra Marina Silva anuncia controle de 30 pontos de queimada no Pantanal e planeja ação para extinguir os 24 restantes.

O secretário extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André de Lima, explicou que estão empenhados em manter os focos de queimada abaixo dos índices registrados no ano passado. Mesmo com índices superiores no mês de junho em comparação com 2020, há expectativas de que a área queimada seja menor do que os 3,6 milhões de hectares alcançados há quatro anos.
Marina destacou que o esforço é uma iniciativa conjunta do governo federal e dos governos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, 830 profissionais do governo federal, 15 aeronaves, 15 embarcações e três bases nos municípios de Corumbá, Poconé e Porto Conceição estão envolvidos no combate ao fogo. Equipes do Ibama, ICMBio, Marinha, Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros estaduais também atuam nas frentes.
Além disso, Marina mencionou que a Polícia Federal realizou 20 abordagens em locais com focos de incêndio para colaborar com os Ministérios Públicos e polícias estaduais nas investigações, visando processos de indiciamento. A ministra também ressaltou a importância dos novos marcos regulatórios ambientais, como medida provisória para contratação de brigadistas e permissão para pilotos estrangeiros pilotarem aeronaves no Brasil, bem como a aprovação do PL do manejo do fogo.