DestaqueDiário do Rio

Estação Ecológica da Guanabara: um ovo frito no Pantanal Fluminense de Guapimirim preserva ecossistema local e protege espécies marinhas.






Descoberta a “Pantanal Fluminense” na Estação Ecológica da Guanabara

Foto: Reprodução/TV Globo

A Estação Ecológica (Esec) da Guanabara é um trecho ultrapreservado da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e, devido ao ecossistema local preservado, essa parte da Baía de Guanabara parece pertencer ao Centro-Oeste brasileiro, sendo também chamada de “Pantanal Fluminense”.

No programa “Expedição Rio”, da TV Globo, Cláudio Mendonça, diretor-presidente da Cooperativa Manguezais da Guanabara, comparou a Esec a um “ovo frito”. Ele explicou que a Esec é a parte mais preservada dentro da APA de Guapimirim, fazendo uma analogia ao miolo de um ovo frito, destacando a importância da preservação desse espaço.

O monitoramento ecológico na região permite que o ecossistema sirva como berçário para peixes e caranguejos. Há um cuidado especial com o período de pesca de caranguejos, para garantir a reprodução da espécie e evitar a escassez no futuro. A Esec da Guanabara foi criada em 2006 com o objetivo de preservar os manguezais remanescentes na Baía de Guanabara.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo