DestaqueUOL

Defesa de Álvaro Uribe pede anulação de acusações de suborno e manipulação de testemunhas em julgamento histórico na Colômbia






Defesa de Álvaro Uribe pede anulação de acusações

Defesa de Álvaro Uribe pede anulação de acusações

A defesa do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-2010) apresentou nesta quarta-feira (10) um pedido à justiça para que as acusações de suborno e manipulação de testemunhas feitas pela Procuradoria-Geral da República sejam anuladas. A solicitação foi feita durante a retomada do primeiro julgamento de um ex-presidente na história do país sul-americano.

O advogado de defesa de Uribe, Jaime Granados, argumentou que houve um erro técnico por parte do Ministério Público e pediu a “nulidade” da acusação. O ex-presidente é acusado de subornar testemunhas para que mudassem seus depoimentos sobre seu suposto envolvimento com paramilitares de extrema direita. Uribe, que é considerado um dos políticos mais influentes do século XXI na Colômbia, nega veementemente as acusações.

Este caso tem gerado grande repercussão no país, já que é a primeira vez que um ex-presidente colombiano enfrenta um julgamento dessa magnitude. A situação política e jurídica de Álvaro Uribe é acompanhada de perto por diversos setores da sociedade colombiana, que estão atentos aos desdobramentos desse processo.

O julgamento de Uribe e as acusações feitas contra ele levantam questionamentos sobre o sistema judiciário e o combate à corrupção no país. A decisão sobre a anulação das acusações caberá ao juiz responsável pelo caso, e a expectativa é de que esse processo siga sendo acompanhado com atenção pela população e pela imprensa colombiana.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo