Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão Externa questiona falta de recursos para obras de desassoreamento e dragagem no Rio Grande do Sul após enchentes.






Reunião da Comissão Externa sobre Enchentes no Rio Grande do Sul

10/07/2024 – 21:40

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Reunião da Comissão Externa sobre danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Na tarde de hoje, participantes da audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre as Enchentes no Rio Grande do Sul expressaram suas preocupações e demandas em relação à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), especialmente no que diz respeito ao zoneamento da bacia do rio Guaíba em relação às ações de desassoreamento e dragagem. A secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, ressaltou que os recursos disponíveis estão sendo direcionados para essas atividades, visando minimizar os danos provocados pelas chuvas intensas que assolam a região.

No entanto, Marjorie destacou a falta de verbas para ações em rios de maior porte, indicando que apenas a manutenção das hidrovias existentes demanda um investimento de R$ 800 milhões. Em contrapartida, para os pequenos rios, foram removidos os obstáculos administrativos e os prefeitos têm realizado a retirada de materiais dos leitos dos rios utilizando os recursos e maquinários disponíveis.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, expressou sua preocupação com o término do estado de calamidade pública e a possibilidade de os problemas retornarem à invisibilidade. “Hoje em dia, as laterais da BR-448 estão inundadas, o solo está encharcado e os rios estão transbordando”, alertou.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo