CMMC aprova audiência pública para apresentar nova versão da Plataforma Farol Verde na Virada Parlamentar Sustentável em julho.

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas aprova audiência pública para apresentação da plataforma Farol Verde
Na última quarta-feira (10), a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou a realização de uma audiência pública para apresentação da nova versão da Plataforma Farol Verde. Esse evento faz parte da 2ª edição da Virada Parlamentar Sustentável, agendada para ocorrer em julho. O requerimento para a realização do debate foi apresentado pela deputada Socorro Neri (PP-AC), presidente da comissão.
A Plataforma Farol Verde é um sistema que disponibiliza informações sobre o comprometimento de senadores e deputados com pautas relacionadas ao meio ambiente. Lançada em 2022, a plataforma analisou 585 candidatos concorrentes para o Congresso Nacional naquele ano. Socorro Neri destaca que a análise incluiu tanto candidatos à reeleição quanto novos concorrentes, oferecendo uma visão abrangente do posicionamento dos parlamentares.
Convidados
Para o debate sobre a Plataforma Farol Verde, foram convidados representantes do Instituto Democracia e Sustentabilidade, da Associação Brasileira de Municípios, da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente, da Frente Parlamentar Ambientalista e da organização Pacto pela Democracia.
Pantanal mato-grossense
Além da audiência sobre a plataforma, a CMMC aprovou diligências no Pantanal mato-grossense devido aos incêndios florestais, e nos estados de Pernambuco e Sergipe para visitar áreas afetadas pela desertificação.
Redução de emissões
Também foi aprovada a realização de uma audiência pública para discutir projetos de lei que incentivam tecnologias para a redução das emissões de metano no Brasil, gás de efeito estufa crucial para o cumprimento do Acordo de Paris.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)