Agência BrasilDestaque

Aeroporto Internacional Salgado Filho retoma embarques e desembarques no terminal de passageiros a partir de segunda-feira, após operar em base aérea.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, terá suas operações de embarque e desembarque retomadas a partir da próxima segunda-feira (15). Desde o final de maio, essas atividades estavam sendo realizadas em um shopping de Canoas, município da região metropolitana da capital gaúcha, devido a pousos e decolagens na Base Aérea de Canoas. A Fraport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, destacou que essa mudança tem como objetivo agilizar os procedimentos de inspeção de segurança e facilitar o fluxo de um maior volume de passageiros em voos comerciais.

Mesmo com a retomada dos embarques e desembarques no terminal de passageiros do Salgado Filho, as operações de chegada e partida das aeronaves continuarão sendo realizadas na base militar de Canoas, localizada a cerca de 10 km de distância. O aeroporto estará em funcionamento das 6h às 21h diariamente, e os passageiros deverão se apresentar com antecedência de três horas em relação ao horário previsto para o voo.

As instalações do terminal de passageiros foram adaptadas para acomodar essa nova dinâmica temporária, com utilização da área internacional para o check-in, despacho de bagagens e embarque. O acesso ao terminal será feito pela rampa externa que leva ao piso 2, com ingresso apenas pelas portas 5 e 6. Após o check-in e a inspeção de segurança, os passageiros serão encaminhados de ônibus até a Base Aérea de Canoas para o embarque.

Serviços de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada, e o estacionamento 2 do aeroporto terá tarifas especiais. No entanto, as operações de pouso e decolagem no Salgado Filho permanecem suspensas por tempo indeterminado, enquanto o transporte aéreo de cargas ainda não foi restabelecido devido à interrupção dos voos comerciais.

O ministro Paulo Pimenta estima que a reabertura total do aeroporto de Porto Alegre ocorra na segunda quinzena de dezembro deste ano, embora essa previsão dependa da análise das condições da pista de pouso e decolagem. Enquanto isso, o terminal de cargas do aeroporto já retomou suas operações em meados de junho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo