GSI estuda criar Zonas Restritas de Voo durante a Cúpula do G20 no Rio para impedir uso de drones por criminosos.

GSI estuda criar Zonas Restritas de Voo durante Cúpula do G20 no Rio de Janeiro
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo do Estado do Rio de Janeiro está em fase de discussão para criar Zonas Restritas de Voo durante a realização da Cúpula do G20, que ocorrerá em novembro na capital fluminense.
De acordo com informações da rádio BandNews, os ofícios serão enviados pelo GSI às polícias Civil e Militar, bem como às secretarias de Estado de Administração Penitenciária e de Defesa Civil.
A responsabilidade pela criação das Zonas Restritas de Voo ficaria sob o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, e também haverá solicitação para que a principal empresa de fabricação de drones, sediada na China, crie restrições aos voos.
Essa funcionalidade nos equipamentos de drones pode proibir o seu uso em áreas proibidas, detectadas pelo GPS.
O estado destaca a necessidade de fortalecer a coordenação entre as autoridades para evitar riscos e citou episódios de violência envolvendo drones no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
O Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro buscará informações à Polícia Federal para delinear os locais das comitivas e dos eventos relacionados ao G20.