DestaqueDiário do Rio

Academia Brasileira de Música celebra 79 anos com concerto especial na Sala Cecília Meireles, apresentando obras de compositores renomados.




Academia Brasileira de Música comemora 79 anos de fundação em concerto especial na Sala Cecília Meireles

Academia Brasileira de Música comemora 79 anos de fundação em concerto especial na Sala Cecília Meireles

Foto: Vitor Jorge/Divulgação

A Academia Brasileira de Música está celebrando 79 anos de sua fundação com a tradicional série Brasiliana, que ocorre na renomada Sala Cecília Meireles. O primeiro concerto contou com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ regida pelo maestro Miguel Campos Neto, apresentando estreias e obras de compositores homenageados.

O compositor baiano Paulo Costa Lima, que completa 70 anos em 2024, é um dos destaques do evento. Sua obra “Serenata Ponteio op.83 para cordas” mistura elementos da música de concerto com práticas populares da cultura baiana.

Outro compositor homenageado é o paulista José Penalva, que completaria 100 anos em 2024. Sua obra, intitulada “Abertura”, combina elementos da música nordestina com uma linguagem atonal e polimodal.

O concerto também contou com a estreia de uma obra inédita de Sérgio de Vasconcellos-Corrêa, intitulada “Concertinho para piano”, que teve como solista Valdilice de Carvalho. O cearense Liduino Pitombeira apresentou o “Concerto para oboé e cordas”, explorando diferentes registros e estilos musicais.

Para encerrar a noite, a Orquestra executou a “Bachianas Brasileiras nº 9” de Villa-Lobos, em uma versão especial para orquestra de cordas, que combina elementos da música brasileira com a forma de Bach.

A série Brasiliana da Academia Brasileira de Música continua no dia 12 de julho de 2024, na Sala Cecília Meireles. Os ingressos estão à venda por R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

Não perca esse concerto especial cheio de emoção e homenagens à cultura musical brasileira!


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo