DestaqueUOL

Reconfiguração geopolítica do Oriente Médio após as guerras mundiais: Promessas, conflitos e apoio internacional na Palestina.

A 1ª Guerra Mundial e suas consequências no Oriente Médio

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um marco histórico que teve repercussões profundas no mapa do Oriente Médio. Além de marcar o fim dos grandes impérios, este conflito também redesenhou a geografia da região, que anteriormente era dominada pelos turcos otomanos. Após a guerra, os ingleses receberam um mandato da Liga das Nações para ocupar, por 30 anos, as atuais regiões do Iraque, Jordânia e Palestina, enquanto a França ficou com o que hoje conhecemos como Síria e Líbano.

Promessas não cumpridas pela Grã-Bretanha. Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos buscaram o apoio tanto dos árabes, contra os turcos, quanto dos judeus nos impérios Russo e Austro-Húngaro, além dos Estados Unidos. Para isso, prometeram aos árabes a criação de um Estado independente abrangendo a Palestina, e aos judeus, um “lar nacional” neste território. No entanto, ambas as comunidades passaram a disputar espaço na Palestina sob o controle britânico.

Impacto da Segunda Guerra Mundial

Tudo mudou com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os horrores do Holocausto, que resultaram no massacre de mais de seis milhões de judeus na Europa pelos nazifascistas, mobilizaram a opinião pública internacional. Com a Europa devastada após o conflito, o sionismo se fortaleceu entre os sobreviventes judeus, buscando um lar na Palestina.

Apoio internacional à criação do Estado de Israel. Com a retirada das tropas britânicas da Palestina prevista para 1947, os sionistas, amparados pela comoção mundial pelas atrocidades do Holocausto, conseguiram angariar o apoio da União Soviética e dos Estados Unidos para a divisão do território e a criação do Estado de Israel.

Esses eventos históricos lançaram as bases para as tensões e conflitos presentes na região do Oriente Médio até os dias de hoje, mostrando como o legado das duas guerras mundiais ainda ecoa nas disputas territoriais e políticas da área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo