DestaqueUOL

PF investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo ex-presidente e avião presidencial em operação milionária para os EUA






Relatório da Polícia Federal aponta indícios de lavagem de dinheiro envolvendo ex-presidente

Relatório da Polícia Federal aponta indícios de lavagem de dinheiro envolvendo ex-presidente

A Polícia Federal divulgou um relatório que aponta indícios de lavagem de dinheiro envolvendo o ex-presidente da República. Segundo o documento, os valores obtidos através de vendas eram convertidos em dinheiro em espécie e ingressavam no patrimônio pessoal do ex-presidente, sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores.

Procurada para comentar o caso, a defesa de Bolsonaro não respondeu de imediato ao pedido de informação.

A investigação revela que Mauro Lorena Cid, pai do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, teria recebido pelo menos 25 mil dólares em espécie, que teriam sido repassados para o ex-presidente sem passar pelos mecanismos de controle financeiro.

Além disso, o relatório aponta que Bolsonaro e sua equipe utilizaram o avião presidencial em dezembro de 2022 para levar bens de alto valor para os Estados Unidos. As joias teriam sido enviadas para lojas especializadas em vendas e leilões em cidades como Miami e Nova York.

Ao todo, o esquema envolveu três grupos de bens de alto valor, totalizando quase 7 milhões de reais. Um dos conjuntos inclui itens masculinos da marca Chopard, como uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe e um relógio, recebidos pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após uma viagem à Arábia Saudita.

Outro kit continha um anel, abotoaduras, um rosário islâmico e um relógio da marca Rolex de ouro branco, entregue a Bolsonaro durante sua visita oficial à Arábia Saudita em 2019.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo