DestaqueDiário do Rio

Parceria turística entre Rio e Suíça é oficializada no Morro da Urca, promovendo intercâmbio cultural e impulsionando o turismo.




Parceria turística entre Rio e Suíça é oficializada no Morro da Urca

Evento de lançamento aconteceu no Parque Bondinho Pão de Açúcar
Evento de lançamento aconteceu no Parque Bondinho Pão de Açúcar (Foto: Ale Silva)

Cerca de 100 pessoas, entre autoridades e representantes do setor de turismo, estiveram presentes em um concorrido evento realizado no Morro da Urca, no Parque Bondinho Pão de Açúcar, na tarde da última quinta-feira (4/06). A cerimônia marcou a assinatura de um acordo de colaboração entre a cidade do Rio de Janeiro e Lugano, na Suíça. O objetivo da parceria é promover o intercâmbio cultural e impulsionar o turismo entre os dois destinos.

A ideia é apresentar a Região de Lugano como uma nova opção de roteiro turístico para os brasileiros e o Pão de Açúcar como atração para os suíços, estabelecendo uma relação de benefício mútuo com os agentes e promotores do turismo.

O principal foco é fortalecer os laços culturais e comerciais entre Lugano e o Rio de Janeiro. Afinal, o Funicolare Monte San Salvatore, na Suíça, e o Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Brasil, são considerados “irmãos gêmeos” em termos de design e estética e opção de encantamento e lazer.

A cerimônia incluiu a assinatura do termo de parceria, seguida de uma apresentação detalhada da colaboração em vídeo e um happy hour para os convidados apreciarem o espetacular pôr do sol com vista para o Pão de Açúcar, no Espaço Maria Ercília, no Morro da Urca.

A primeira ação da promoção “Lugano Region meets Rio”, liderada pela Hub Pronto, será a oferta de 50% de desconto para os turistas que apresentarem o ingresso usado do Parque Bondinho Pão de Açúcar ao visitarem o Monte San Salvatore, na Suíça.
Da mesma forma, os turistas que apresentarem os ingressos utilizados no Monte San Salvatore terão direito a 50% de desconto nos ingressos do Bondinho Pão de Açúcar. A promoção terá início em 20 de julho e terá validade inicial de 12 meses, podendo ser renovada ao expirar.

O lançamento da parceria aconteceu nas instalações do Parque Bondinho Pão de Açúcar, com a presença de autoridades do turismo, como a Secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, e o Cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger, entre outros convidados.

Os protagonistas da parceria, Massimo Boni, Diretor Geral da Lugano Region, e Gustavo Maciel, Diretor do Parque Bondinho Pão de Açúcar, foram acompanhados pelo executivo Bruno Tenório, diretor geral da Hub Pronto e representante regional da Lugano Region no Brasil. Outras presenças de destaque incluíram Patrick Corrêa, presidente da Riotur, Alexandre Vermeulen, presidente da Invest Rio, e Roberta Werner, diretora executiva da Visit Rio.

Durante seu discurso, Massimo Bono ressaltou a importância da colaboração entre o Funiculares Monte San Salvatore e o Parque Bondinho Pão de Açúcar, afirmando que o objetivo é fortalecer os laços culturais e comerciais, promovendo oportunidades de colaboração e crescimento mútuo.

O CEO do Bondinho, Sandro Fernandes, também comemorou a nova parceria e destacou que juntos irão criar uma nova era de turismo, repleta de descobertas e conexões significativas.

O Cônsul Bernhard Furger destacou que o evento simboliza a forte amizade e a colaboração frutífera entre a Suíça e o Brasil, duas nações que compartilham um profundo respeito pela cultura, inovação e desenvolvimento sustentável.

Já Bruno Tenório, da Hub Pronto, responsável pela aproximação entre o Rio de Janeiro e Lugano, afirmou que o objetivo é promover o destino Brasil no mercado suíço e o destino Suíça no mercado brasileiro, incentivando práticas de sustentabilidade e inovação no setor do turismo.

São dois cartões-postais icônicos em seus países, e acreditamos que seria uma ótima ideia juntá-los numa mesma ação. A Suíça já vinha investindo em promoção turística no Brasil há anos, com presença forte em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de 2016, e desta vez veio a oportunidade de mostrar ao país essa região”, explicou Bruno Tenório, diretor da Hub Pronto, agência que representa Lugano junto ao mercado brasileiro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo