DestaqueSenado Federal

Comissão de Meio Ambiente votará relatório sobre suspensão de normativa do Ministério do Meio Ambiente em reunião nesta quarta-feira.






Relatório sobre Suspensão de Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente em votação na CMA

Relatório sobre Suspensão de Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente em votação na CMA

No dia 10 de novembro, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal irá realizar a votação do relatório da senadora Tereza Cristina (PP-MS) ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 174/2021, proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Esse projeto tem como objetivo suspender uma instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Destaca-se que o relatório anterior foi rejeitado pela comissão em reunião anterior.

A instrução normativa em questão trata do processo administrativo federal para apurar infrações por atividades lesivas à natureza. O relatório, agora sob responsabilidade da senadora Tereza Cristina, recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Em uma reunião anterior, a senadora solicitou votação nominal do texto, que acabou sendo rejeitado.

O projeto em análise busca anular a Instrução Normativa Conjunta 1/2021, publicada durante o mandato do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, atualmente deputado federal (PL-SP). O objetivo do projeto é regular o processo para apuração de condutas e atividades que prejudicam o meio ambiente, incluindo medidas relacionadas à notificação de infrações e ao aumento de multas.

O senador Contarato argumenta que a instrução normativa em vigor pode desestruturar a fiscalização ambiental e incentivar a impunidade daqueles que desrespeitam as leis de proteção ambiental no Brasil. Ele alega que as medidas propostas vão contra a Lei de Crimes Ambientais e a Constituição Federal do país.

Hortas escolares em debate

Além do projeto relacionado à instrução normativa, a CMA também irá discutir o estímulo à criação de hortas nas escolas públicas de educação básica. O Projeto de Lei (PL) 866/2021, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), prevê que as escolas possam implantar e manter hortas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A relatora do projeto, senadora Teresa Leitão (PT-PE), apresentou voto favorável com uma emenda. O texto proposto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei 11.947/2009, visando estimular a difusão de hortas nas escolas públicas e permitir o uso de recursos do PDDE para essa finalidade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo