Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão da Câmara aprova projeto que torna obrigatório teste para diagnóstico de autismo em crianças de dois anos de idade.






Projeto de lei para diagnóstico de autismo em crianças é aprovado na Câmara dos Deputados

Projeto de lei para diagnóstico de autismo em crianças é aprovado na Comissão da Câmara dos Deputados

08/07/2024 – 13:28

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Geraldo Resende aproveitou duas propostas sobre o assunto

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatório o teste M-CHAT/R-F para o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) em todas as crianças com dois anos de idade.

O relator do projeto, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), apresentou parecer pela aprovação da proposta, que substituiu o Projeto de Lei 443/24, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), e seus apensados.

De acordo com Resende, a detecção precoce do TEA é fundamental para garantir melhores resultados no tratamento, possibilitando melhorias cognitivas e comportamentais significativas, aumentando a independência das pessoas e melhorando sua qualidade de vida.

O projeto aprovado pela Comissão ainda precisa passar pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação no Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo