DestaqueUOL

CNEN recupera coluna de gerador radioativo roubado em São Paulo, evitando possível contaminação.Filters




Recuperação de gerador de radiofármaco roubado

Comissão Nacional de Energia Nuclear recupera gerador de radiofármaco roubado em São Paulo

Segunda-feira, 8 de julho de 2021

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou hoje que foi localizada a coluna do gerador de radiofármaco que havia sido roubada em São Paulo. O dispositivo continha Germânio-Gálio, um material radioativo utilizado para fins medicinais.

Segundo a CNEN, vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o equipamento foi parcialmente violado, mas não houve vazamento. Mesmo com o Germânio-Gálio apresentando uma baixa atividade radioativa, havia o receio de contaminação, o que felizmente não ocorreu.

No entanto, o risco de contaminação foi real. Os criminosos removeram o chumbo, considerado uma “trava de segurança” do gerador. Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, explicou que o gerador é envolvido por uma blindagem de chumbo como medida de proteção.

Após investigações, o chumbo foi encontrado em uma loja de baterias em Itaquera, na zona leste. Técnicos da CNEN rastrearam o material até um ferro-velho, onde, com o auxílio de detectores de radiação, encontraram a peça faltante.

Felizmente, o material radioativo não foi comprometido e foi transportado para um instituto de pesquisas energéticas e nucleares. Com a recuperação da peça, a CNEN declarou que encerrou a ocorrência em sua competência.

O roubo ocorreu em 30 de junho, quando um veículo de uma empresa de equipamentos médicos foi furtado na zona leste de São Paulo. Dos cinco geradores de radiofármacos presentes, quatro continham Tecnécio e estavam vazios. O quinto gerador, com Germânio-Gálio, foi o alvo dos criminosos. No último sábado, os cinco cilindros utilizados para armazenar os materiais radioativos foram recuperados pela Polícia Militar.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo