DestaqueSenado Federal

Audiência pública no Senado discute desafios e potencialidades dos ativos ambientais para proteção da vegetação nativa.






Debate sobre ativos ambientais no Senado

O Senado Federal será palco de uma importante audiência pública interativa na próxima terça-feira (9), a partir das 9h, para discutir os ativos ambientais voltados à proteção da vegetação nativa. A subcomissão temporária que analisa o mercado de ativos ambientais brasileiros, vinculada à Comissão de Meio Ambiente (CMA), será responsável por abordar esse tema de extrema relevância.

Os ativos ambientais são investimentos realizados por empresas e organizações com o intuito de reduzir os impactos ambientais de suas operações, mesmo que os benefícios sejam percebidos a longo prazo. Nesse contexto, o controle do desmatamento é uma das principais medidas domésticas para a proteção do regime climático, o que torna o debate sobre esses ativos ainda mais crucial.

Durante a audiência, estão previstas as participações de renomados especialistas, como o diretor de Concessões do Serviço Florestal Brasileiro, Renato Rosenberg; o diretor de Florestas e Políticas Públicas da Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BV Rio), Beto Mesquita; e a coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás, Elaine Barbosa da Silva.

Presidida pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), esta será a quarta reunião da subcomissão, que tem como objetivo discutir e sugerir medidas regulatórias, incentivos econômicos e boas práticas para estimular o mercado de ativos ambientais. Essas medidas visam promover a gestão sustentável dos recursos naturais, a preservação ambiental, a conservação da biodiversidade e a proteção do regime climático.

Como participar

Os cidadãos poderão participar ativamente do evento enviando perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que serão respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. Além disso, o Senado disponibiliza uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. O Portal também é um espaço para os cidadãos opinarem sobre os projetos em tramitação e sugerirem novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo