Anadep completa 40 anos e será homenageada em sessão especial no Senado nesta quinta-feira

No dia 11 de março, às 14h, o Plenário do Senado será palco de uma sessão especial para comemorar os 40 anos da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep). Fundada em 3 de julho de 1984, a Anadep representa quase 7 mil defensores públicos em todo o país, buscando garantir os direitos e prerrogativas desses profissionais.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi o responsável por solicitar a homenagem através do requerimento RQS 286/2024. Em seu pedido, Pacheco ressaltou que a associação não só atua em defesa dos defensores públicos, mas também na promoção dos direitos humanos e no fortalecimento do acesso à justiça para aqueles em situação de vulnerabilidade.
“Diante das lutas históricas e da relevância social que a Anadep vem desempenhando ao longo dos anos, é justificável a realização dessa sessão especial no Senado, como forma de reconhecer a contribuição da associação para a garantia do acesso à justiça através das defensorias públicas”, afirmou Pacheco.
A Anadep tem sido fundamental na defesa dos mais necessitados, proporcionando assistência jurídica integral e gratuita para aqueles que não teriam condições de arcar com os custos de um advogado. A sessão especial no Senado será um momento de celebração e reconhecimento do importante trabalho realizado pela associação ao longo de sua história.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)