Netanyahu realiza consultas sobre proposta de cessar-fogo com o Hamas enquanto aguarda resposta de Israel.

De acordo com uma das autoridades do Hamas, cuja identidade foi mantida em sigilo, a resposta foi deixada com os mediadores, aguardando, assim, pela resposta da parte israelense. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, planejava realizar consultas no mesmo dia para definir os próximos passos na negociação do plano de três fases apresentado em maio pelo presidente Joe Biden, dos EUA. Atualmente, a mediação está a cargo do Catar e do Egito, visando o término do conflito e a libertação de aproximadamente 120 reféns israelenses sob custódia do Hamas.
Uma outra autoridade palestina, que está a par das deliberações sobre o cessar-fogo, afirmou que Israel estava em contato com o Catar. Segundo o funcionário, Israel discutiu com as partes catarianas a resposta do Hamas e prometeu fornecer uma posição oficial nos próximos dias.
Netanyahu, por sua vez, destacou que as negociações prosseguirão ao longo da semana, sem, no entanto, estabelecer um cronograma detalhado. Vale ressaltar que o Hamas cedeu em uma exigência-chave, que era a pré-condição de um cessar-fogo permanente por parte de Israel antes da assinatura do acordo. Agora, o grupo palestino aceita iniciar as negociações com a possibilidade de alcançar este objetivo durante a primeira fase de seis semanas do plano, conforme informou uma fonte do Hamas à Agência Reuters em recente entrevista.