
Anatel lança sistema de identificação de chamadas para combater fraudes
No próximo dia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) colocará em funcionamento um novo sistema de comunicação entre as operadoras, que permitirá identificar o autor de uma ligação, mesmo que o contato não esteja salvo.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha publicada em 12 de agosto, os golpes em que os estelionatários se passam por empresas são os mais frequentes no país. Para combater essa prática, a tecnologia chamada “origem verificada” será implementada, visando combater as fraudes da falsa central telefônica.
A iniciativa será voluntária para as empresas de telecomunicação, sendo que as seis maiores companhias do setor – Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar Telecom e Sercomtel – já planejam aderir à ferramenta após o lançamento.
Segundo a Conexis, entidade patronal das operadoras, a solução foi desenvolvida pelas próprias empresas, com o apoio da Anatel. Com a autenticação, o usuário que receber a ligação verá na tela do celular o nome da empresa que está ligando e o motivo da chamada.
A Anatel estima que 500 empresas de telemarketing sejam responsáveis por 80% do tráfego de chamadas. Para ativar o serviço de “origem verificada”, os interessados deverão procurar as operadoras.
Desde o ano passado, a Anatel tem se empenhado em combater as falsas centrais telefônicas. Em novembro de 2020, recomendou a suspensão imediata de linhas com prefixo “0800” suspeitas de fraude.
Para as empresas representadas pela ABT, a tecnologia permitirá separar os golpistas das empresas sérias, proporcionando maior transparência na relação com o consumidor.
O aumento do número de operadoras no mercado, segundo o presidente da Anatel Carlos Baigorri, foi parte de um processo de abrandamento regulatório para incentivar a concorrência, levando a um paradoxo entre avanços na universalização do acesso à telefonia móvel e um cenário de piora nas fraudes.
Fique por dentro – Assine a Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.