Projeto da ferrovia Transnordestina enfrenta dificuldades de financiamento e atraso de 10 anos apesar dos esforços de Benjamin Steinbruch




Artigo: Dificuldades da Ferrovia Transnordestina

Um grande desafio para a Ferrovia Transnordestina

A Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil, que conecta Eliseu Martins (PI) ao porto de Pecém (CE), enfrenta atualmente dificuldades para obter o financiamento necessário para concluir sua última etapa. Sob o comando do grupo CSN, do empresário Benjamin Steinbruch, o projeto tem previsão de estar completamente operacional até 2027, com um atraso de uma década em relação ao planejado inicialmente.

Declarações do presidente Lula

O presidente Lula havia mencionado publicamente que não faltaria recursos para a ferrovia. No entanto, o projeto enfrentou um novo entrave que tem impedido sua continuidade. Segundo o empresário Tufi Daher, responsável pela Transnordestina Logística, falta a aprovação de um decreto que autorize uma operação de R$ 3,6 bilhões com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o que tem mantido a obra parada.

Responsabilidades e investimentos

Steinbruch, que já investiu cerca de R$ 4,2 bilhões do próprio caixa da CSN no projeto, comprometeu-se a aportar mais R$ 1,5 bilhão. Para viabilizar essa contribuição adicional, ele renegociou dívidas da empresa, alongando prazos de pagamento.

Participação do governo

Apesar da maior parte do investimento ser privado, a operação pendente de R$ 3,6 bilhões com o FDNE prevê que metade desse valor seja convertido em ações pelo governo, garantindo sua participação no empreendimento.

Modificações no projeto e indenizações

No governo Bolsonaro, houve modificações na rota original da ferrovia, o que gerou a necessidade de indenizações a serem pagas aos investidores. Estima-se que cerca de R$ 4 bilhões serão destinados a esse fim, considerando os quilômetros já construídos e outras obras realizadas, como a construção de um túnel.

Em meio a esses desafios, a Ferrovia Transnordestina busca superar os obstáculos e finalizar uma obra que promete alavancar a logística e o desenvolvimento econômico da região Nordeste do Brasil.


Raio-X | Tufi Daher

Engenheiro civil formado pela PUC-MG, Tufi Daher tem vasta experiência em infraestrutura e logística, tendo atuado em importantes empresas do setor ferroviário. Atualmente, é CEO da Transnordestina Logística e também é produtor de café em Minas Gerais.

Com Diego Felix


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