DestaqueDiário do Rio

Procon Carioca fiscaliza estabelecimentos e descarta mais de 90kg de alimentos impróprios para consumo no Centro, Tijuca e Vila Valqueire.



Procon Carioca realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro

Procon Carioca realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro

No período de 2 a 4 de julho, o Procon Carioca fez uma operação de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. A ação abrangeu agências bancárias, supermercados e farmácias localizadas no Centro, Tijuca e Vila Valqueire, resultando em notificações para onze estabelecimentos.

Entre as infrações encontradas estão a falta ou duplicidade de preços, a ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e a presença de alimentos impróprios para o consumo, que totalizaram mais de 90kg descartados.

No primeiro dia de fiscalização, drogarias como São Paulo, Rio Farma, Pacheco, Venâncio e Drogasmil foram notificadas por ausência de precificação em produtos e falta de certificado do Corpo de Bombeiros. O Banco Santander também recebeu autuação por não expor a escala de funcionários e por tempo de espera na fila acima do permitido.

No dia seguinte, o supermercado Pão de Açúcar e o Mundial foram notificados por irregularidades semelhantes, como falta de precificação, alimentos vencidos e embalagens danificadas. Já na quinta-feira, a blitz do Procon Carioca inspecionou agências bancárias, encontrando irregularidades na Caixa Econômica Federal e no Santander Brasil.

A diretora executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, ressaltou a importância das operações educativas para orientar os comerciantes e garantir o cumprimento das leis de defesa do consumidor. De acordo com Ruback, o órgão atua dentro da legalidade, tanto de forma educativa quanto punitiva.

As ações do Procon Carioca têm o objetivo de garantir a proteção e o respeito aos direitos dos consumidores, promovendo um ambiente comercial mais justo e transparente no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo