
O Ministério da Saúde realizou, nesta sexta-feira (5), uma importante mudança na gestão dos serviços de saúde do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro. A decisão foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a portaria, a gestão da unidade localizada na zona norte da cidade será compartilhada entre a prefeitura e o Ministério da Saúde durante 90 dias. Essa parceria poderá ser prorrogada mediante decisão da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do ministério.
Nesse período de gestão compartilhada, serão tomadas as providências necessárias para a transferência definitiva dos bens do hospital para a prefeitura. Além disso, os servidores federais da unidade continuarão a prestar serviço ao hospital durante esses três meses.
Após esse prazo, a Secretaria Municipal de Saúde assumirá integralmente a gestão do Hospital Federal do Andaraí.
No final de junho, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que um programa de reestruturação dos seis hospitais gerais federais na cidade do Rio de Janeiro seria implementado em breve.

Em um evento neste sábado (6) em Niterói, a ministra reafirmou a importância de recuperar os hospitais federais vinculados ao ministério. “A reestruturação destes hospitais é uma das nossas principais missões no Ministério da Saúde”, destacou a ministra.
O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ) emitiu uma nota criticando a portaria do Ministério da Saúde e convocou uma manifestação para a porta do Hospital do Andaraí na manhã desta segunda-feira (8).
Compartilhe: