Lutadores russos rejeitam convite para os Jogos Olímpicos de Paris em protesto contra critérios antidesportivos do COI




Lutadores russos rejeitam convite para os Jogos Olímpicos de Paris

Lutadores russos decidem não participar dos Jogos Olímpicos de Paris

No último sábado (6), a Federação Russa de Luta Livre anunciou que os lutadores russos, que haviam sido autorizados a participar nos Jogos Olímpicos de Paris, decidiram rejeitar o convite. A decisão foi motivada pela recusa em aceitar os critérios antidesportivos determinados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na seleção dos atletas autorizados.

Segundo a federação, os lutadores russos obtiveram 16 permissões olímpicas de 18 possíveis, porém o COI autorizou apenas 10 deles, excluindo as principais estrelas da modalidade como os bicampeões olímpicos Abdulrashid Sadulaev e Zaur Uguev. A decisão de não participar dos Jogos foi tomada por unanimidade pelos lutadores russos.

Após o início da invasão russa na Ucrânia, o COI inicialmente vetou a participação de atletas russos e bielorrussos em Paris-2024. No entanto, posteriormente autorizou a presença desses atletas em modalidades individuais, sob bandeira neutra e mediante certas condições.

Os Jogos Olímpicos de Paris estão marcados para serem realizados de 26 de julho a 11 de agosto na capital francesa, e a ausência dos lutadores russos certamente terá impacto no evento esportivo. Apesar das dificuldades enfrentadas, os atletas mantêm sua posição em rejeitar participar devido às condições estabelecidas pelo COI.


Sair da versão mobile