Especialistas reforçam a necessidade de políticas do PNE pautadas na igualdade de oportunidades para estudantes.

A qualidade da educação básica brasileira foi tema de debate na Comissão de Educação e Cultura (CE), que discutiu a meta sete do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE). O ciclo de debates teve como objetivo fazer uma avaliação da política pública de qualificação da educação básica no país. Durante as discussões, os participantes concluíram que a meta não foi alcançada e ressaltaram a importância de desenvolver novas políticas baseadas na equidade entre os estudantes, principalmente na oferta de educação para pessoas com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas e populações do campo.
O Plano Nacional de Educação é um instrumento fundamental para garantir um ensino de qualidade em todas as etapas da educação básica. No entanto, a meta sete, que trata especificamente da qualidade deste ensino, não foi cumprida. Isso levanta uma série de questões sobre as políticas adotadas até o momento e a necessidade de repensar a abordagem para alcançar resultados mais efetivos.
Durante o debate, os participantes destacaram a importância de garantir o acesso à educação para todos, independentemente de suas características individuais ou de onde vivem. Isso inclui a oferta de educação inclusiva para pessoas com deficiência, que ainda enfrentam muitos desafios para terem acesso a um ensino de qualidade.
Além disso, foi ressaltada a necessidade de atender às demandas específicas das comunidades indígenas, quilombolas e populações do campo. Essas populações possuem características particulares e necessitam de políticas educacionais que considerem suas realidades e culturas.
Diante disso, é fundamental repensar o novo Plano Nacional de Educação, levando em consideração a equidade como princípio norteador. É necessário desenvolver políticas que garantam um ensino de qualidade para todos, independentemente de suas condições sociais, econômicas ou geográficas.
O debate realizado pela Comissão de Educação e Cultura foi importante para trazer à tona as questões relacionadas à qualidade da educação básica brasileira. Agora, cabe aos gestores públicos e à sociedade como um todo buscar soluções efetivas para superar os desafios e garantir um ensino de qualidade para todos os estudantes do país.