DestaqueUOL

Ana Bógus assumirá a presidência da Nivea no Brasil e encara desafio de manter a marca relevante para novas gerações.





Na última semana, a executiva Ana Bógus, de 50 anos, tomou posse como presidente da Beiersdorf Nivea no Brasil. Com uma vasta experiência no mercado corporativo, Ana Bógus está enfrentando um novo desafio ao assumir o cargo de liderança em uma das maiores fabricantes globais de produtos de cuidados com a pele.

A história de Ana com o alemão remonta à sua infância, quando frequentou o colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, com tradição germânica. Agora, ela está reaprendendo o idioma para se conectar com a matriz alemã da empresa e garantir uma comunicação eficaz.

A Beiersdorf Nivea é uma marca centenária, criada em 1911 e lançada no Brasil em 1975. A filial brasileira é a maior do mundo para a Nivea, ficando atrás apenas do mercado alemão em termos de faturamento. Ana Bógus é a primeira mulher a assumir a presidência da empresa no Brasil, sucedendo dois executivos alemães.

O desafio de Ana Bógus é manter a marca relevante para as novas gerações, que estão constantemente expostas a lançamentos de cosméticos nas redes sociais, impulsionados por influenciadoras digitais. O Brasil voltou a se destacar como o terceiro maior mercado de beleza do mundo, ultrapassando o Japão, e o consumo de cosméticos e produtos de higiene pessoal cresceu 13% no último ano.

Novos Desafios e Metas

A executiva compartilhou sua visão sobre os desafios atuais do mercado de beleza, ressaltando a importância da inovação e da personalização de produtos para atender às demandas do consumidor brasileiro. Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo, Ana Bógus se destaca por sua abordagem colaborativa e estratégica.

Além de liderar a marca Nivea, Ana Bógus também está unificando as operações comerciais da Nivea e da Eucerin, uma marca de dermocosméticos pouco conhecida no Brasil. Com a crescente demanda por produtos de cuidados com a pele, a executiva está focada em expandir a presença das marcas e oferecer inovações tecnológicas aos consumidores.

Diversidade e Inclusão

Ana Bógus enfatizou a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Ela revelou que as mulheres representam 63% do total de funcionários da Nivea no Brasil, e a empresa tem como meta aumentar a representatividade de profissionais negros para 30% até o final do próximo ano.

Um dos projetos que emocionou a executiva foi o programa “Care Beyond Voice”, que contratou deficientes auditivos para a fábrica em Itatiba (SP) e treinou a equipe em língua de sinais. O programa foi reconhecido globalmente e servirá de modelo para outras fábricas da Beiersdorf ao redor do mundo.

Inovação e Crescimento

Com um laboratório de inovação em desodorantes no Brasil, a Beiersdorf Nivea está investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para atender às exigências do mercado. A empresa está focada em expandir a linha de produtos para a pele e o protetor solar, buscando cativar cada vez mais os consumidores brasileiros.

Raio-X da Beiersdorf Nivea Brasil

  • Fundação: 1975
  • Funcionários: 700
  • Fábrica: Itatiba (SP)
  • Faturamento: 1,2 bilhão de euros (R$ 6,9 bilhões)
  • Principais concorrentes: Natura, Boticário, Unilever, Cimed, Ceravé


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo