DestaqueUOL

TCU autoriza aumento salarial de até 10% para servidores com certificações em cursos de especialização




TCU regulamenta certificação para servidores

TCU regulamenta certificação para servidores

Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) implementou uma nova medida que permite aos servidores obterem aumentos salariais por meio de certificações em cursos de especialização ou qualificação. De acordo com a nova regra, cada certificação resulta em um acréscimo de 2% no vencimento do servidor. No entanto, somente são aceitos até cinco certificados, totalizando um aumento de até 10% sobre o salário base.

Essa nova política salarial impacta diretamente na remuneração dos auditores, cujos salários podem chegar a impressionantes R$ 33,3 mil. Com cinco certificações, um auditor poderia ter um aumento de até R$ 3.330 em seu salário. Vale ressaltar que técnicos, mesmo com salários menores, também têm direito a esse adicional, o que representa uma valorização dos servidores em geral.

No final de maio, o TCU emitiu uma portaria definindo quais certificações seriam aceitas, incluindo cursos de linguagens de programação, idiomas e especializações em auditoria, entre outros. O documento foi assinado pelo presidente do Instituto Serzedello Corrêa, Adriano Cesar Ferreira Amorim, que é responsável pela formação no âmbito do TCU.

Posteriormente, em junho, foi publicada uma portaria reconhecendo 1.020 certificações para 298 servidores, juntamente com outro ato que reconheceu duas especializações e cinco certificados para conceder um aumento a Amorim. No entanto, chamou a atenção o fato de que a maioria das certificações aprovadas são oriundas dos mesmos oito cursos, e que muitas delas foram concluídas em maio, levantando suspeitas de fraude devido à coincidência de datas de realização das provas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo