Operação Verão: Governo de São Paulo intensifica segurança em praias e prepara ações para prevenir afogamentos no litoral

Para atuar na operação, o Corpo de Bombeiros anunciou um reforço de 821 bombeiros e 794 guarda-vidas, que estarão atuando por tempo determinado nas praias e também nas represas Billings, na Grande São Paulo, e Guarapiranga, na capital paulista. As atividades serão intensificadas com a finalidade de buscar e resgatar embarcações em situação de risco, além de orientar banhistas sobre as medidas de segurança.
Dentre as recomendações emitidas pelos bombeiros para evitar acidentes, está a atenção especial com as crianças, que devem ser sempre acompanhadas por adultos, a redução do consumo de bebidas alcoólicas, e a desconfiança em relação às boias. Além disso, é importante obedecer às sinalizações em locais com correnteza e não permitir que a água ultrapasse a altura da cintura.
O policiamento também será reforçado no litoral, com a atuação de 3,1 mil policiais militares. Além disso, foram abertas 12 mil vagas para diárias especiais de jornada extraordinária para policiais civis e militares. A ação visa garantir a segurança dos banhistas e turistas que frequentam as praias durante a temporada de verão.
Em meio às medidas de prevenção, é importante destacar que o governo busca conscientizar a população sobre a importância de seguir as orientações dos bombeiros e demais autoridades, a fim de garantir a segurança de todos que desfrutam das praias e represas do estado de São Paulo durante o período de verão.