Senador Jayme Campos defende aprovação urgente de PL para uso de recursos no combate ao desmatamento e desastres naturais.

Em um discurso realizado nesta terça-feira (8), o senador Jayme Campos (União-MT) fez um apelo pela aprovação urgente do Projeto de Lei (PL) 5.098/2019, de sua própria autoria, que visa permitir a utilização dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) no combate ao desmatamento, queimadas, incêndios florestais e desastres naturais. O projeto já obteve aprovação no Senado e agora está sob análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com o senador, o FNMC, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), possui um montante de R$ 10 bilhões, porém, esses recursos encontram-se atualmente paralisados.
“Peço aos nossos nobres deputados federais a máxima rapidez na aprovação deste projeto. Temos R$ 10 bilhões no fundo do clima, mas infelizmente, até o momento, ninguém viu esse desembolso acontecer”, ressaltou o senador Jayme Campos.
Jayme Campos destacou as sérias calamidades públicas que o Brasil tem enfrentado, com eventos climáticos extremos tornando-se cada vez mais frequentes em várias regiões do país, necessitando de recursos para lidar com queimadas e inundações. Ele ressaltou o impacto das secas no Pantanal, que têm afetado diretamente o estado de Mato Grosso.
O senador enfatizou que a prevenção não deve ser encarada como um simples gasto, mas sim como um investimento inteligente que não somente economiza recursos, mas também salva vidas. “O Brasil precisa dedicar esforços significativos à mitigação dos riscos climáticos”, afirmou.
“A nossa prioridade é buscar soluções para uma transição energética justa, com a redução de emissões, fomentando o desenvolvimento social e a responsabilidade ambiental. Esta é uma questão que demanda seriedade e políticas governamentais eficientes”, acrescentou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)