Evento internacional sobre regulação financeira acontecerá no Museu do Amanhã e Porto Maravalley no Rio de Janeiro em agosto.

Evento internacional Finance of Tomorrow acontecerá no Rio de Janeiro

O Museu do Amanhã e o Porto Maravalley, no Centro do Rio, serão palco da primeira edição do Finance of Tomorrow (FoT), evento internacional sobre o cenário atual e o futuro da regulação financeira na América Latina e Caribe, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto e contará com a presença dos principais reguladores da região, representantes de fintechs, bancos centrais e líderes privados financeiros e de políticas públicas.
O FoT terá mais de 60 palestrantes brasileiros e estrangeiros, incluindo nomes como Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, e João Pedro Nascimento, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), além de 400 visitantes esperados durante os três dias de atividades.
A programação do evento inclui mais de 20 sessões e painéis que abordarão temas como inclusão financeira, tokenização, mercados de carbono, inteligência artificial, investimentos para impacto em mudanças climáticas, privacidade e regulamentação do setor financeiro, entre outros.
O evento também integra o calendário de eventos paralelos do G20 e conta com o apoio de diversas organizações e entidades do setor, como Zetta, Febraban, Deep ESG e Monashees, além da embaixada do Reino Unido no Brasil.
A Agência Invest.Rio e o Banco Central são apoiadores institucionais do evento.
No âmbito local, o projeto de lei que incentiva a criação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi aprovado na Câmara do Rio, com a expectativa de começar a operar no segundo semestre de 2025. A antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, que foi incorporada pela Bovespa (atual B3), retornará à ativa, buscando competir diretamente com a B3 em São Paulo e fortalecer a posição do Rio como centro financeiro e econômico.
Apesar do prédio que abrigará o centro de negociações ainda não ter sido definitivamente escolhido, o antigo Automóvel Clube na Rua do Passeio, no Centro, está em negociação avançada para ser o local principal. A previsão é que a nova bolsa comece a operar de forma temporária em dezembro deste ano, sendo testada por seis meses.