DestaqueDiário do Rio

Dia de Zé Pelintra comemorado em grande festa na cidade do Rio de Janeiro: Confira os 7 melhores lugares para celebrar




Comemorações do Dia de Zé Pelintra no Rio de Janeiro – Diário do Rio

Comemorações do Dia de Zé Pelintra no Rio de Janeiro

No último domingo, 07 de julho, a data que celebra o Dia de Zé Pelintra ganhou destaque nas comemorações do calendário carioca. Essa celebração, que teve seu reconhecimento há pouco tempo, tornou-se um marco importante para as lideranças religiosas e instituições que lutam contra a intolerância religiosa, o racismo e a xenofobia. Pela segunda vez consecutiva, em 2024, a data foi comemorada com diversas celebrações após sua aprovação pela Câmara do Rio.

Zé Pelintra, conhecido pelo seu jeito malandro e irreverente, tem um forte vínculo com o carioca. Ele é uma das entidades mais populares da matriz africana e é frequentemente lembrado em diversas formas artísticas, como pinturas, obras literárias, poesias e músicas.

Locais para Comemorar o Dia de Zé Pelintra no Rio de Janeiro

Santuário de Zé Pelintra

Localizado na Ladeira de Santa Teresa, 6, nos Arcos da Lapa, o Santuário promove a Terceira Festa do Zé Pelintra em homenagem às Marias. Com uma programação que inclui feira de empreendedorismo, louvações religiosas e rodas de samba, a festa acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho. Para mais detalhes da programação, acesse @santuariodozepelintra.

Quintal de Malandro

O Quintal de Malandro, localizado na Rua Feliciano de Aguiar, 391, em Maria da Graça, terá entrada gratuita e contará com a presença de Almir D’Xângo, Rômulo D’Xângo, Zé Carlos D’Oxossi, Tião Casemro, Léo Batuke e Alex Primo para animar a tarde de domingo. Para mais informações, acesse @quintaldemalandro.

E assim, em diversos locais da cidade maravilhosa, a data do Dia de Zé Pelintra é celebrada com festa, música e devoção. É um momento de reunir admiradores e praticantes dessa tradição cultural para honrar e celebrar o mestre do Catimbó. Portanto, aproveite as comemorações e viva essa manifestação da cultura popular carioca!


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo