DestaqueUOL

Abuso policial: Jovens são obrigados a tirar a roupa e levantar o saco em abordagem no Rio de Janeiro




Abordagem policial em jovens gera revolta

Policiais obrigaram jovens a tirar a roupa e a “levantar o saco”. Em um primeiro momento, descreve a mãe, a polícia não argumentou sobre a motivação da abordagem e apenas os colocou enfileirados na parede do condomínio — um porteiro presencia ação. Um dos meninos ficou machucado, segundo a mãe.

Empurrão e ordem para levantar as mãos. Em determinado momento, captado em vídeo, o policial empurra a cabeça de um dos jovens e diz para todos levantarem as mãos.

Polícia questionou de onde os rapazes eram e o que faziam ali. Após a abordagem, os jovens foram indagados sobre o que faziam. Os jovens negros não entenderam, relata a mãe, pois são estrangeiros – filhos de diplomatas. Quem explicou a situação foi o próprio filho da mulher que fez a denúncia, único brasileiro.

Policiais disseram para jovens não andassem na rua, caso contrário, seriam abordados novamente. As imagens de câmeras de segurança mostraram toda a ação, desde a chegada da viatura, até o enquadro na parede.

O meu filho sempre vai ao Rio e isso nunca acontece. Agora, em uma viagem de passeio com os amigos, a polícia faz isso. Eles não entenderam nada do que aconteceu, são crianças estrangeiras que nunca vivenciaram isso.
Mãe de um dos jovens abordados pela PM

É traumático, triste, é doloroso. Estão assustados e machucados, com marcas que nem o tempo apagará.
Mãe de um dos jovens abordados pela PM

Abordagem policial em jovens gera revolta

A recente abordagem policial a um grupo de jovens em um condomínio causou revolta e preocupação entre os moradores. De acordo com relatos, os policiais obrigaram os jovens a tirarem a roupa e a “levantarem o saco”, sem explicar claramente o motivo da abordagem.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar um policial empurrando a cabeça de um dos jovens e dando ordens para que todos levantassem as mãos. Além disso, os policiais questionaram os rapazes sobre a origem deles e o que estavam fazendo no local, deixando os jovens negros, filhos de diplomatas estrangeiros, confusos e assustados.

Após a abordagem, os policiais alertaram os jovens para não andarem na rua, caso contrário, seriam abordados novamente. As imagens das câmeras de segurança do condomínio registraram toda a ação, desde a chegada da viatura policial até a revista dos jovens.

Os familiares dos jovens abordados expressaram indignação com o ocorrido. Uma mãe relatou: “Meu filho sempre vai ao Rio e nunca passou por algo assim. Agora, em uma viagem de passeio com os amigos, a polícia faz isso. Eles não entenderam nada do que aconteceu, são crianças estrangeiras que nunca vivenciaram isso”. Outra mãe lamentou: “É traumático, triste, é doloroso. Estão assustados e machucados, com marcas que nem o tempo apagará”.

Diante do episódio, a polícia local informou que está investigando a conduta dos policiais envolvidos na abordagem e que tomará as medidas cabíveis. A comunidade espera por esclarecimentos e punições, a fim de evitar que situações como essa se repitam no futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo