DestaqueSenado Federal

Senado discute pagamento de indenização para vítimas do Zika vírus e regulamentação do uso de inteligência artificial em projetos de lei





Senado debate projetos e indicações em reunião de líderes

O Senado Federal realizou uma importante reunião nesta quinta-feira (4), presidida pelo segundo vice-presidente Rodrigo Cunha (Podemos-AL), na qual os líderes partidários discutiram diversos temas que devem ser analisados nos próximos dias pela casa legislativa. Uma das pautas em destaque foi a votação do Projeto de Lei (PL) 6.064/2023, que prevê o pagamento de indenização e pensão para pessoas com deficiência permanente causada pelo Zika vírus. O projeto, apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e tem Rodrigo Cunha como relator.

O PL 6.064/2023 propõe uma indenização de R$ 50 mil, com atualização pelo INPC, e uma pensão especial equivalente ao maior salário de benefício do RGPS, atualmente em R$ 7.786,02, ambos isentos de Imposto de Renda. Os benefícios serão financiados pelo programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou a sensibilidade do tema, ressaltando a importância do apoio do Estado às mães que cuidam das crianças afetadas pelo Zika vírus.

Regulamentação da inteligência artificial

Outro ponto debatido na reunião foi o Projeto de Lei (PL) 2.338/2023, que trata da regulamentação do uso da inteligência artificial. O projeto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está na pauta da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial.

Alguns senadores expressaram a expectativa de que o PL seja votado tanto na comissão quanto no Plenário neste mês, porém houve discordância quanto à necessidade de mudanças no texto.

Os líderes também abordaram a importância da presença dos senadores para votar indicações de autoridades, que incluem 19 indicados para embaixadas, Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, dentre outros postos. As indicações passarão por sabatina nas comissões antes de serem avaliadas no Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo