
João Campos elogiou o governo Lula, destacando avanços na economia, como a queda na taxa de desemprego e a redução do número de brasileiros em extrema vulnerabilidade. Na opinião dele, o cenário atual é diferente do herdado pelo presidente no seu primeiro mandato, em 2003, e os resultados levam mais tempo para ser percebidos.
O governo do presidente Lula é um governo de muitos acertos. É um governo de reconstrução. O cenário que ele herdou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um cenário diferente do herdado neste último governo, com uma necessidade de reestruturação de política pública, de recomposição de quadros, reorganização do funcionamento. Isso dá trabalho, leva tempo, mas os resultados estão sendo postos
Campos lidera, até o momento, a corrida eleitoral na capital pernambucana. Com 57,3% das intenções de voto, ele poderia ser reeleito já no primeiro turno, de acordo com pesquisa AtlasIntel divulgada em abril. Ele é seguido pelo candidato do PL, o ex-ministro Gilson Machado —que tem 21,4% das intenções de voto e o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Prefeito mais jovem da história da capital pernambucana, João Campos assumiu o cargo aos 27 anos. Formado em engenharia civil, ele é filho do então candidato à Presidência Eduardo Campos —que governou Pernambuco por dois mandatos e morreu em um acidente de avião, durante a campanha de 2014.
Campos começou na política como militante do PSB, participou ativamente da campanha do ex-governador Paulo Câmara (PSB) e, em 2016, passou a ocupar a chefia de gabinete do governo de Pernambuco. Dois anos depois, foi o deputado federal mais votado da história do estado, o mais votado da região nordeste naquela eleição e o quinto mais votado do Brasil.
Campos foi eleito prefeito do Recife, em 2020, com 56,27% dos votos válidos no segundo turno. Marília Arraes, então do PT —e hoje no Solidariedade— obteve 43,73% dos votos.
O prefeito de Recife, João Campos, demonstrou seu apoio e elogiou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em recente declaração. Campos destacou avanços na economia durante o governo Lula, como a queda na taxa de desemprego e a redução do número de brasileiros em extrema vulnerabilidade. Segundo o prefeito, o cenário atual é resultado de medidas adotadas ao longo dos anos, que levam tempo para serem percebidas.
Atualmente, João Campos lidera a corrida eleitoral na capital pernambucana, com 57,3% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa divulgada em abril. Com esse percentual, ele pode ser reeleito já no primeiro turno. O candidato do PL, Gilson Machado, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, está em segundo lugar, com 21,4% das intenções de voto.
João Campos, que se tornou o prefeito mais jovem da história de Recife ao assumir o cargo aos 27 anos, possui formação em engenharia civil e é filho do saudoso candidato à Presidência, Eduardo Campos. O prefeito iniciou sua carreira política como militante do PSB e teve destaque na campanha do ex-governador Paulo Câmara em 2016.
Em 2020, João Campos foi eleito prefeito da cidade com 56,27% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Marília Arraes, que na época era filiada ao PT e hoje está no Solidariedade. Com um histórico político ascendente, o prefeito de Recife vem se destacando regionalmente e nacionalmente, consolidando seu nome como uma liderança em ascensão no cenário político brasileiro.