
Operação Wetback: uma política controversa
Especialistas indicam que a operação está ligada ao Programa Bracero, que surgiu na Segunda Guerra Mundial para suprir mão de obra com trabalhadores do México. A iniciativa trazia diversas condições laborais para o empregador.
Apenas homens podiam ir para o país e por tempo limitado. A ideia era que, como as famílias permaneceriam no México, eles teriam maior interesse em retornar.
Mas houve lugares, como o Texas, onde os fazendeiros não queriam arcar com os compromissos do programa e, por isso, passaram a empregar imigrantes não documentados. A operação serviu para obrigar esses fazendeiros a cumprir com o Programa Bracero, mas prejudicou principalmente os imigrantes.
Além de realizarem Operação Wetback, agentes da Patrulha Fronteiriça foram enviados para se reunir com empregadores e oferecer versões menos custosas do Programa Bracero. Nesse quesito, o esforço obteve sucesso, já que o número de contratados no Texas pelo programa aumentou.
O programa também ajuda a explicar a autodeportação, já que os imigrantes retirados poderiam voltar ao país contratados com maior facilidade se não tivessem sido fichados pela imigração como expulsos.
De acordo com especialistas ouvidos pela BBC, a queda no número de deportações nos anos seguintes à Operação Wetback está mais relacionada ao Programa Bracero do que à operação em si.