Opções de lazer e cultura no Rio de Janeiro para aproveitar o mês de julho: shows, cinema, teatro, exposições e festas juninas.


Julho no Rio de Janeiro. Mês de férias da criançada e de outros tantos. E, logicamente, a cidade do Rio de Janeiro vem cheia de opções. Tive a oportunidade de viajar um pouco por esse mundo e ainda não encontrei um local tão completo quanto o Rio. Infelizmente, a corrupção, a ganância e as desigualdades impedem de ser uma verdadeira cidade maravilhosa. Mas que possamos fazer nossa parte, sendo honestos e gentis diariamente, e aproveitando e divulgando as coisas boas.
Na sexta-feira (05) o espetáculo “Uma Saudação a Mariah Carey” chega ao Rio de Janeiro trazendo a cantora Thielly Lohane, conhecida por sua potência vocal e participação no programa “Canta Comigo”. O show acontecerá no Teatro Bangu Shopping (R. Fonseca, 240 – Espaço 174 – Bangu), e tem tudo para ser uma emocionante homenagem à diva do pop Mariah Carey, com direção de Rafael Mello e figurinos elaborados por Íris Goya, refletindo momentos especiais da carreira da artista.
Uma boa opção gratuita é a apresentação de Simone Mazzer com o show do disco “Deixa Ela Falar”, nos dias 05 e 06 de julho, no Teatro Gonzaguinha (Rua Benedito Hipólito, 125, Centro), às 19h. É uma combinação de música e teatro, onde a artista interpreta músicas de diversos compositores, como Eduardo Dussek & Luiz Carlos Góes, Duda Brack & Iara Rennó, Ava Rocha, Capinan & Jards Macalé, Luisão Pereira, e Edu Lobo & Vinicius de Moraes, entrelaçando-as com interações com a plateia e textos pessoais que exploram a opressão dos ideais de beleza.
Confira as boas do cinema e streaming
Gente boa, devo dizer que está sendo um deleite assistir “A Casa do Dragão”. A série original HBO, que serve como prelúdio de “Game of Thrones”, é uma adaptação da obra literária “Fogo e Sangue” de George R.R. Martin, e está disponível para os assinantes do canal Max em plataformas como a Watch Brasil, Prime Video, e outras. A excelente primeira temporada explorou a ascensão e queda da Casa Targaryen, porém a segunda temporada se concentra na guerra civil que divide o reino, com Rhaenyra Targaryen e Aegon II Targaryen lutando em lados opostos pelo controle do poder. São ótimas atuações em roteiros redondos que proporcionam uma imersão em um mundo fantástico em uma obra audiovisual realmente cativante que recomendo como jornalista cultural.
Outra boa dica é o filme “Greice”, dirigido por Leonardo Mouramateus e protagonizado por Amandyra, o qual terá uma pré-estreia aberta ao público no Rio de Janeiro na segunda-feira (08), no Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo, 316). A sessão será seguida por debate com a presença do diretor e da protagonista. O filme, uma produção da Glaz Entretenimento com coprodução da Ukbar Filmes, conta a história de Greice, uma estudante brasileira de Belas-Artes em Lisboa, que retorna clandestinamente a Fortaleza após um incidente na universidade. Com humor que busca evocar uma chanchada contemporânea, o filme conquistou prêmios e aclamação em festivais internacionais, incluindo o Olhar de Cinema, onde recebeu Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atuação.
No dia 9 de julho, o cinema Estação NET Rio será palco de uma pré-estreia especial do filme “A Flor do Buriti”, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza. Após ser exibido em mais de 100 festivais ao redor do mundo e premiado em Cannes, o filme chega aos cinemas brasileiros em 04 de julho, abordando a luta dos Krahô pela terra e suas formas de resistência. A narrativa atravessa o tempo, explorando desde massacres históricos até questões contemporâneas, construída com base em relatos e memórias compartilhadas das comunidades indígenas.
Férias culturais no CCBB
A programação de julho no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro está repleta de atrações para aquecer o mês e animar as férias da criançada. Os destaques incluem estreias teatrais como “Leão Rosário”, inspirado em “Rei Lear”, e “A Casa de Hugo Ivo”, que promete intrigas e novidades inesperadas. Para o público infanto-juvenil, “A Comunidade do Arco-Íris” traz poesia e reflexão inspirada na obra de Caio Fernando Abreu. Ainda por cima, segue até 12 de agosto, a bela exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o sol”, a qual apresenta uma abordagem multidisciplinar que explora a influência do sol na história da humanidade. A grande graça da mostra é o fato de oferecer experiências participativas, sensoriais e contemplativas, transcendendo outras formas de expressão artística.
O espetáculo infantil “As aventuras de Pé de Vento no Dia de Cosme e Damião”, dirigido por Isaac Bernat, estreia no Teatro Miguel Falabella, no Norteshopping, dia 6 de julho. Com texto de Fátima Colin, inspirado em crônica de Rubem Braga, a peça celebra a memória afetiva do subúrbio carioca através da tradição da distribuição de doces no Dia de Cosme e Damião. Estrelado por Clara Santhana e Leandro Castilho, acompanhados pelo percussionista Igor Lemos, o espetáculo combina atuação, música ao vivo e canções da MPB. A ideia é proporcionar uma imersão lúdica e cultural para crianças e adultos.
Arraiás
De 05 de julho a 11 de agosto, o Festival Arraiá do Rio Junino celebra a tradição das festas juninas com uma competição de quadrilhas juninas profissionais, uma feira gastronômica repleta de comidas típicas e apresentações musicais em diversos pontos da cidade. O evento é organizado pelo Consórcio Rio Junino, composto por federações como a LIQUERJ, AEFERJ, LIQUABAFERJ, FAQUABF e a Associação Anarriê do Rio de Janeiro, e promete uma experiência com prêmios totalizando R$60 mil em competições culminando na final na Praça da Apoteose em agosto.