
Estudante de medicina da USP recorrerá de condenação por estelionato
A defesa da estudante residente do curso de medicina da USP, Alicia Dudy Müller Veiga, anunciou que irá recorrer da decisão que a condenou por estelionato, mesmo ela negando ter praticado o crime. Em nota à imprensa, a defesa de Alicia afirmou que a estudante é inocente e que a condenação foi injusta.
Condenação por desvio de dinheiro
O juiz responsável pelo caso entendeu que Alicia “traiu a confiança de seus pares” ao desviar o dinheiro arrecadado pela comissão de formatura do curso de medicina. Segundo a decisão, a estudante teria utilizado os recursos para benefício próprio, investindo em compras de alto padrão de vida, como celulares, relógios e aluguel de carro e apartamento.
A decisão do juiz da 7ª Vara Criminal da Capital ressaltou que o desvio de dinheiro dos colegas de turma foi considerado mais grave do que um estelionato comum, pois as vítimas confiavam em Alicia e não agiram por interesse próprio.
Caso polêmico
O suposto desvio de dinheiro veio à tona no início de 2023, quando as investigações apontaram os gastos suspeitos da estudante. A polícia identificou que Alicia estaria desviando recursos para melhorar seu padrão de vida de forma rápida e discreta.