DestaqueUOL

Escândalo das joias dos Emirados: PF investiga comitiva de Bento Albuquerque e suspeita inicial era que presente seria para Michelle Bolsonaro




Investigação sobre kit de joias recebido por ex-ministro

A suspeita inicial era de que as joias seriam para Michelle

A investigação da Polícia Federal teve início após o jornal O Estado de S.Paulo revelar que uma comitiva do então ministro Bento Albuquerque tentou entrar no Brasil após uma viagem oficial para os Emirados Árabes sem declarar um kit de joias recebido das autoridades sauditas, em outubro de 2021.

A Receita Federal, porém, reteve os itens no aeroporto de Guarulhos. Isso fez com que auxiliares de Bolsonaro se mobilizassem para tentar rever as joias, sem sucesso.

O kit incluía um colar, anel, relógio e um par brincos de diamantes, todos da marca de luxo suíça Chopard. Aos auditores fiscais, Bento Albuquerque disse que seriam um presente para Michelle Bolsonaro. Na ocasião, o ex-ministro recebeu os presentes das autoridades árabes enquanto representante do governo brasileiro em missão oficial no país.

A Polícia Federal, porém, não encontrou mais elementos que envolvam a ex-primeira-dama no caso.

Na época da divulgação do caso pela imprensa, Michelle ironizou. Pelo Instagram, ela negou que tivesse recebido o conjunto de peças de diamantes do governo saudita. “Quer dizer que eu ‘tenho tudo isso’ e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória”, escreveu.

Quem são os indiciados

Outras 11 pessoas além de Bolsonaro foram indiciadas:


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo