DestaqueUOL

Bombardeio em São Paulo: a tragédia de 1924 que deixou mais de 500 mortos e mudou o curso da história do Brasil






Revolta dos 18 do Forte

Revolta dos 18 do Forte: o trágico episódio de São Paulo em 1924

No mês de julho de 1924, a cidade de São Paulo foi tomada por uma rebelião de jovens oficiais do Exército que resultou em uma série de tragédias que marcaram a história da capital paulista. As crianças da família Giani, que brincavam no quintal de casa no Bom Retiro, foram vítimas de uma granada que caiu durante os bombardeios. Lúcia, de 12 anos, teve seu corpo destroçado pela explosão, Pedro veio a falecer dias depois e Vítor teve seu pé amputado. A mãe, em estado de choque, acabou perdendo suas filhas gêmeas após seu leite secar devido ao efeito psicológico da tragédia.

Esses são apenas alguns dos relatos que marcaram a Revolta dos 18 do Forte, como ficou conhecido o levante que colocou São Paulo sob cerco e resultou na morte de mais de 500 moradores, em sua maioria imigrantes e famílias humildes, devido aos bombardeios indiscriminados das tropas leais ao governo federal.

A revolta, liderada por jovens oficiais que buscavam reformas modernizadoras e democratizantes, teve desdobramentos importantes na história política do Brasil. Os rebeldes, que acabaram se unindo a outras forças revoltosas no Rio Grande do Sul, deram origem à Coluna Prestes, que posteriormente contribuiu para a queda do governo da República em 1930.

O episódio da Revolta dos 18 do Forte evidenciou as fissuras nas alianças políticas que dominavam o Brasil desde o fim do Império. O sistema oligárquico, conhecido como “política do café com leite”, no qual paulistas e mineiros se revezavam na Presidência, estava em declínio devido ao descontentamento de outros estados e de setores da classe média urbana que almejavam mudanças.

A insatisfação crescente, aliada à figura do Marechal Hermes da Fonseca e posteriormente ao governo de Arthur Bernardes, culminou na revolta em São Paulo. Jovens oficiais, chamados de “tenentes”, lideraram a insurgência contra o autoritarismo do governo e as medidas repressivas adotadas durante o mandato do presidente eleito.

Os eventos trágicos que marcaram a Revolta dos 18 do Forte deixaram profundas cicatrizes na história de São Paulo e do Brasil, evidenciando a luta por mudanças e o papel dos militares na política do país naquele período conturbado.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo