DestaqueUOL

As faces do pessimismo: filósofo Luiz Felipe Pondé analisa eleições de 2018 e critica visão de outsider de Jair Bolsonaro




Artigo Linhas Cruzadas

O programa Linhas Cruzadas desta quinta-feira (4) trouxe à tona o debate sobre “as faces do pessimismo”. O filósofo Luiz Felipe Pondé foi o convidado especial para discutir o pessimismo dos brasileiros em relação à política. Durante a conversa, Pondé fez uma análise crítica das eleições presidenciais de 2018, destacando que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PL) nunca foi, de fato, um “outsider” na política, apesar de ter vendido essa imagem para parte do eleitorado.

Segundo Pondé, a crença em um salvador da pátria fora do meio político é fruto da frustração com as opções tradicionais. Ele ressalta que, apesar dos defeitos, um político profissional acaba sendo uma escolha mais segura do que alguém que se apresenta como uma figura fora do sistema político.

Leia também: Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por venda ilegal de joias

Para o filósofo, enxergar a política de forma pessimista pode trazer clareza. Ele argumenta que, na realidade, um político profissional tende a ser mais competente do que um salvador da pátria que não possui experiência política.

Assista ao programa na íntegra:

O Linhas Cruzadas, apresentado por Andressa Boni e Luiz Felipe Pondé, vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h, na TV Cultura. Além disso, os espectadores podem acompanhar o programa através do aplicativo Cultura Play, do site oficial da emissora e pelo canal do programa no YouTube.

Leia também: Dólar fecha abaixo de 5,50 após promessa do governo de cumprir arcabouço fiscal


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo