CNNDestaque

Adolescentes negros e filhos de diplomatas são abordados por policiais armados em Ipanema, Rio de Janeiro: denúncia de abordagem racial e criminosa.

Noite de quarta-feira (3) marcada por uma abordagem policial controversa em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ). Quatro adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos, foram vistos sendo parados por policiais militares armados, em um episódio que chocou os moradores da região.

O que chamou a atenção é que três dos quatro jovens abordados são negros e filhos de diplomatas, o que levanta questionamentos sobre a motivação por trás da ação policial. Vídeos das câmeras de segurança próximas ao local registraram o momento em que os policiais chegaram e apontaram suas armas para os garotos, que estavam simplesmente na calçada.

A denúncia ganhou destaque após ser publicada por Raiana Rondhon, mãe de um dos adolescentes, em seu perfil no Instagram. Porém, ela acabou por privar sua conta, onde o vídeo da abordagem e o relato estavam disponíveis. Segundo Raiana, os jovens estavam voltando para casa por volta das 19h, quando foram surpreendidos pelos policiais sem qualquer questionamento prévio.

Com armas apontadas para suas cabeças, os adolescentes foram obrigados a tirar seus casacos, em um constrangimento que a mãe descreve como “violento”. A abordagem foi presenciada pelo porteiro do prédio onde um dos rapazes reside, o que corrobora a veracidade dos fatos.

Raiana denunciou que a ação dos policiais foi claramente racial e criminosa. Segundo ela, após perceberem que os jovens eram estrangeiros e incapazes de responder às perguntas dos agentes, eles foram liberados com um alerta: não andarem na rua sob risco de serem abordados novamente.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) foi contatada pela reportagem da CNN para prestar esclarecimentos, porém, até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta por parte da corporação.

*Sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo