
O Senado da Bolívia aprovou, nesta quarta-feira (3), o protocolo para adesão do país ao Mercosul. Agora, texto irá para sanção do presidente Luis Arce.
O que aconteceu
Se a aprovação for promulgada, a Bolívia poderá participar da próxima reunião do grupo como membro pleno. A cúpula acontece no próximo dia 8, em Assunção, no Paraguai.
O país também poderá comercializar diversos produtos entre os países membros com tarifa zero. A Bolívia terá o prazo de quatro anos para adotar toda a regulamentação do Mercosul e consolidar o livre comércio.
Senado da Bolívia aprova protocolo de adesão ao Mercosul
A partir da aprovação no Senado da Bolívia, o país está mais próximo de se tornar membro pleno do Mercosul. O protocolo de adesão foi aprovado nesta quarta-feira (3) e agora segue para a sanção do presidente Luis Arce.
Com a possível promulgação do protocolo, a Bolívia poderá participar da próxima reunião do Mercosul como membro pleno, o que está agendado para o dia 8 de março em Assunção, no Paraguai.
Além disso, a adesão ao bloco econômico permitirá que a Bolívia possa comercializar diversos produtos entre os países membros com tarifa zero. Esse acordo trará benefícios econômicos e fortalecerá as relações comerciais entre os participantes.
A Bolívia terá um prazo de quatro anos para adotar toda a regulamentação do Mercosul e consolidar o livre comércio, o que exigirá adequações em suas leis e normas internas.