Senado aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre para fortalecer relações bilaterais e cooperação entre os dois países.

Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou um projeto de resolução do Senado que visa criar o Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O objetivo é promover o desenvolvimento das relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.
O PRS 5/2024, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC), recebeu parecer favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e agora seguirá para a Comissão Diretora do Senado (CDir).
Segundo o senador Seif, o Chipre tem desempenhado historicamente um papel importante como ponte entre civilizações, com um setor de serviços diversificado e um forte destaque para o turismo, que atrai milhões de visitantes anualmente. A modernização da infraestrutura turística tem contribuído para aumentar o fluxo de turistas internacionais, aproveitando a localização estratégica do país no cruzamento entre três continentes.
A relatora do projeto ressaltou a importância da criação do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre para fortalecer o diálogo em diversos aspectos, como político, jurídico, social, tecnológico, científico, ambiental, cultural, educacional, econômico e financeiro. A cooperação incluirá visitas parlamentares, realização de congressos e seminários, troca de informações legislativas e experiências parlamentares.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)