DestaqueUOL

Partido das Farc busca apoio de José Mujica para implementação do acordo de paz na Colômbia






Partido das Farc pede apoio a Mujica para implementação do acordo de paz na Colômbia

Partido das Farc pede apoio a Mujica para implementação do acordo de paz na Colômbia

O partido surgido da extinta guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) solicitou ao ex-presidente uruguaio José Mujica apoio para destravar a implementação do acordo de paz na Colômbia. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (3) em Montevidéu e contou com a presença do ex-presidente colombiano Ernesto Samper.

Mujica, ex-guerrilheiro que governou o Uruguai de 2010 a 2015 e fiador do acordo firmado em 2016 entre as Farc e o Estado colombiano, recebeu uma carta com propostas para concretizar o acordado das mãos de Juan Manuel Gómez, delegado do Partido Comuns. De acordo com o escritório de Samper, no documento os desmobilizados das Farc afirmaram que enfrentaram “quase oito anos de trabalho incansável para materializar para as pessoas comuns o conjunto de ações deste Acordo”, porém “dificuldades e tropeços” estão impedindo a alcançar a “paz total”.

A solicitação de apoio a Mujica ressalta a importância do engajamento de líderes políticos experientes e comprometidos com a paz na região. O ex-presidente uruguaio se mostrou receptivo às propostas apresentadas e se comprometeu a auxiliar no que for necessário para superar os obstáculos que ainda impedem a plena implementação do acordo de paz na Colômbia.

Espera-se que a colaboração entre as partes envolvidas possa contribuir para avanços significativos na consolidação da paz e na resolução dos conflitos que perduram na Colômbia. O apoio de figuras como Mujica e Samper é fundamental para fortalecer o processo de paz e garantir um futuro mais estável e pacífico para o povo colombiano.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo