
Líderes de Israel encerram fase de combates contra o Hamas em Gaza
Após quase nove meses de intensos combates contra o Hamas, grupo islâmico que governa Gaza desde 2007, os líderes de Israel anunciaram que estão encerrando essa fase e passarão a realizar operações mais direcionadas na região. No entanto, os confrontos continuam a ocorrer em diversos locais, como no centro de Rafah, onde os tanques israelenses avançaram nos últimos dias.
Segundo os militares israelenses, suas forças continuam realizando operações baseadas em inteligência em Rafah, desmantelando instalações militares e eliminando militantes palestinos. O braço armado do Hamas reivindicou ataques contra tanques israelenses e forças que atuavam em Shejaia, um subúrbio ao leste da Cidade de Gaza.
A Jihad Islâmica, grupo aliado do Hamas, também afirmou ter atacado uma escavadeira militar israelense em Rafah e disparado contra posições do Exército israelense a leste de Shejaia. A violência se estendeu a campos de refugiados, como Maghazi, onde ataques aéreos israelenses resultaram na morte de cinco palestinos, e Shejaia, onde um ataque aéreo deixou quatro mortos e 17 feridos, de acordo com informações médicas.